quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

ELIAS


No decorrer da minha caminhada cristã, passei por situações em que algumas personagens bíblicas refletiam melhor o que eu estava vivendo.

Já passei por Moisés, Rebeca, Davi, Ester, Pedro, Jó, Neemias... e tantos outros.

Aprendi com suas vivências, com suas descobertas de Deus.
Suas histórias me fortaleceram e Deus me ensinando sempre mais e mais.

Estou passando por um período de mudanças, coisas novas estão acontecendo...
Eu estou mudando...
Deus está me transformando...
E no meio de tudo isso, o medo e a insegurança tomaram conta do meu coração.

Mas foi nesse tempo que Deus me apresentou uma personagem que eu já conhecia de ouvir falar, mas não sabia a imensa semelhança que possuíamos: Elias.

Em pregações, músicas e textos... o Senhor tem me ensinado a permanecer e a me entregar como Elias.

Desejo compartilhar com vocês esse texto da Bola de Neve Church:


Deus nos pede uma Pós-Graduação

Quando Deus está para realizar algo na terra, Ele chama um homem para si e o capacita. Trazendo isso para os dias de hoje, podemos perceber que Deus não está levantando somente um homem, mas sim uma geração inteira.

Nosso Deus trabalha com organização, planejamento e prazos. Nos planos de Deus não há falhas, imprevistos e erros, pois Ele não se esquece de nenhum detalhe. Ele não é surpreendido, pois tudo está sob Seu controle.

Deus nos pega e de alguma maneira nos mostra que têm propósitos nas nossas vidas, mas não estamos preparados, e é nesse estágio que Deus começa a nos treinar, forjar e capacitar. Ele nos constitui para tudo aquilo que tem preparado para nós. Para que isso aconteça Deus usa pessoas que nos façam exercer os ensinamentos dEle. Ele também usa circunstâncias, desertos e o que for preciso, pelo tempo que for necessário para que Ele veja que enfim pode confiar em nós.

Quando dizemos: Eis-me aqui, Deus escuta, analisa e percebe as nossas falhas, como a rebeldia, desobediência, vaidade, soberba e arrogância.

Quando achamos que já estamos graduados nas coisas de Deus, Ele vem é nos pede uma pós-graduação.

ROMANOS 8:28

Deus te chamou porque Ele tem um propósito na sua vida e tudo vai cooperar para que esses propósitos aconteçam.

Podemos entender melhor isso observando a história do profeta Elias. Deus o escolhe, o ensina, o capacita e derrama sobre ele o espírito de profecia. O ministério desse homem começa quando ele confronta o rei Acabe, dizendo que ele ficaria anos sem ver a chuva e que a terra se secaria. Elias depois desse episódio é levado para Querite e é ali que se inicia seu processo de pós-graduação com Deus.

Deus começa a treiná-lo, e ele aprende a confiar e a acreditar em Deus.
Em seguida Elias se vê em Sarepta, que em hebraico é um verbo que significa fundir/refinar. No Querite, Elias foi treinado, forjado e aprendeu a confiar e acreditar em Deus. Em Sarepta, ele será refinado. Sarepta é a refinaria de Deus.

Elias foi sustentado por uma mulher viúva que não tinha alimento suficiente para ela própria e para o seu filho. Assim como a Elias, Deus nos ensina a suportar o impacto das mudanças, pois Ele sabe o nosso amanhã. Com todas essas mudanças, Deus ensina a Elias uma lição, talvez uma das mais importantes: a humildade.

Precisamos entender que todas as pessoas usadas por Deus passam por situações de humilhação. Pois somente adquirimos a humildade na medida que passamos por essas experiências. Precisamos passar pela humilhação para que Deus nos mostre que não devemos fazer as coisas do nosso jeito, nem no nosso tempo, mas que em primeiro lugar devemos confiar e depender dEle em tudo. Pois nosso sustento e provisão vêm de Deus. E Elias viu isso em Sarepta, pois ali ele não ia ajudar, mas ia ser ajudado. Sabia que Deus não ia fazê-lo chegar até ali para passar fome, e que tudo o que estava acontecendo ia colaborar para o seu bem, para o seu crescimento. Ele foi um grande homem de Deus e mesmo passando por todas essas provas, não se deixou derrotar, pois ele sabia em quem cria, e se lembrou de tudo o que Deus já havia feito por ele, antes de tudo isso acontecer.

Elias foi provado e aprovado por Deus.

Devemos aprender que é a obediência que traz a autoridade que precisamos. E assim como Elias, nós precisamos passar por essas experiências e provações. Esse processo acontece da mesma forma com todos nós. Deus nos chama, nos prepara, nos ensina, nos forja e em seguida nos dá a oportunidade de glorificar, de confiar e depender dEle.

Podemos então nos perguntar:

O que será que Deus preparou para o meu futuro?

Quem eu serei amanhã nas mãos de Deus?

O que é o meu futuro nas mãos de Deus?

O que tenho feito para que isso aconteça?

Temos aproveitado as oportunidades que Deus nos dá, ou na primeira dificuldade reclamamos, saímos correndo ou ficamos questionando o agir de Deus? Quando as coisas se complicam você dobra o joelho e ora, ou vai procurar solução nas coisas do mundo?

Devemos aprender que quando há levantes é ai que nos aperfeiçoamos, pois nosso Deus transforma maldição em benção. Somos treinados para aprender e para agir.

Elias confiou, creu e Deus lhe deu a vitória.



Que Deus nos abençoe e nos ensine cada dia mais e mais confiar nEle!

Um comentário:

Mariana disse...

Nossaaaaa que lindo isso!

te amo mto ju!
vc é mto importante pra mim.

beijos ;**
Ma (lagarta)
OKasOkasOkasoKAS